Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lançamento: Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica

    No próximo dia 25 de novembro (quinta-feira), a partir das 19h00, haverá lançamento da 3ª edição do livro “Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica” , de Sérgio Salomão Shecaira , na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509, bairro Bela Vista, São Paulo/SP).

    Sobre o autor:


    Sérgio Salomão Shecaira e Cristiano Maronna, no último Seminário do IBCCRIM

    Sérgio Salomão Shecaira é especialista em Direito Público, Mestre e Doutor em Direito Penal e Livre-Docente em Criminologia pela Universidade de São Paulo. É ex-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e Vice-presidente do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP). Professor Associado de Direito Penal e Criminologia na Universidade de São Paulo, e autor de inúmeros trabalhos. É advogado criminal e membro da Academia Brasileira de Direito Criminal.

    Sobre o livro:

    O objetivo da obra é demonstrar os meios específicos de reação e controle jurídico-penal das pessoas jurídicas, adequados à própria natureza destas entidades. No primeiro capítulo examina-se a evolução histórica da responsabilidade penal, demonstrando que com a retomada do poderio das pessoas jurídicas é que estas se tornam relevantes no plano da incriminação de condutas na órbita penal. No segundo capítulo avalia-se o estágio atual da responsabilidade penal da pessoa jurídica. O terceiro estuda a culpabilidade como fundamento para a pena individual. A responsabilidade penal coletiva é estudada no capítulo 4, partindo das teorias da ficção e da realidade, contemplando argumentos favoráveis e desfavoráveis à responsabilidade penal da pessoa jurídica. O quinto capítulo fala das penas aplicáveis às empresas. O último capítulo do trabalho trata da responsabilidade penal da pessoa jurídica dentro de uma perspectiva do direito brasileiro, conforme a CF de 1988 que, em duas oportunidades, consagra a responsabilidade coletiva, como exceção à regra da exclusiva responsabilidade individual.

    • Publicações599
    • Seguidores106
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações240
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lancamento-responsabilidade-penal-da-pessoa-juridica/2473823

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Criminal: APR XXXXX50900454001 MG

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Responsabilidade Penal das Pessoas Jurídicas - Marcelo Augusto Paiva Pereira

    Maria Clara Fernandes, Bacharel em Direito
    Artigoshá 5 anos

    Responsabilidade das Pessoas Jurídicas de Direito Privado Prestadores de Serviço Público

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Responsabilidade penal da pessoa jurídica e o STJ

    Tássia Louise de Moraes Oliveira, Estudante
    Notíciashá 10 anos

    O STF e a responsabilidade penal da pessoa jurídica

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)